Mundo

Sustentável

Viabilizando um futuro melhor, a Fundação Fernando Eduardo Lee e o Instituto Nova Maré se uniram para desenvolver o Projeto Mundo Sustentável, transformando a Ilha dos Arvoredos em um marco na sustentabilidade brasileira.

Logo escrito Fundação Fernando Lee
Logo escrito Instituto Nova Maré

Auxiliando na preservação da Área de Preservação Ambiental (APA) Marinha Litoral Centro e no atingimento da agenda 2030 da ONU, a Ilha dos Arvoredos é um símbolo de um mundo mais equilibrado e justo para todos.

Ilha dos Arvoredos vista de cima com vegetação ao centro, rochas no entorno banhadas pelo mar.

Ilha dos Arvoredos caminho de rochas em primeiro plano com farol ao fundo rodeado por pinheiros e coqueiros.

Vista superior da parte gramada da Ilha dos Arvoredos. Onde contém uma caixa d'água no formado de um foguete.

Ilha dos Arvoredos vista de cima com vegetação ao centro, rochas no entorno banhadas pelo mar.

1/5

Ilha dos

Arvoredos

Um laboratório a céu aberto, símbolo da aplicação prática das premissas da sustentabilidade.

A Ilha dos Arvoredos foi idealizada pelo engenheiro mecânico Fernando Eduardo Lee, um ambientalista visionário, que projetou na década de 1950 uma ilha privativa autossustentável, com 36 mil m² e localizada a 1,6 km da Praia de Pernambuco em Guarujá, litoral de São Paulo.

A ilha possui o propósito de reunir - em um único espaço - tecnologias sustentáveis, preservação de recursos para futuras gerações e um ambiente singular com acesso a história, ciência,  cultura e lazer. Tudo isso aliado a um visual paradisíaco fazem da Ilha dos Arvoredos um lugar único.

Fernando

Lee

Eduardo

Fernando Eduardo Lee nasceu em 19 de agosto de 1903, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, Brasil, filho do norte-americano William Edward Lee e da paulistana Maria Eugênia Araújo Braga. Faleceu aos 91 anos de idade, no dia 14 de agosto de 1994.

Fernando Lee com camisa amarela em seu barco e Ilha dos Arvoredos ao fundo.

Fernando dentro de seu barco Dalila.

Fernando Lee com camisa amarela em seu barco e Ilha dos Arvoredos ao fundo.

1/2

Formou-se em Engenharia Mecânica na Lafayette University, na Pennsylvania, no Estados Unidos e foi presidente, diretor-presidente, vice-presidente, representante e membro de várias empresas. 

“A Natureza empolga-me. Na fragrância de suas flores, no bálsamo de seus aromas, no descampado de suas distâncias, na transparente profundidade do azul dos seus mares e dos seus céus, percebo e reconheço a pulsação rítmica, serena e pujante da harmonia universal.”

Fernando Eduardo Lee