ar (3) (1).png
Linha do temoi.png

Breve história da

Ilha dos Arvoredos

Fernando Lee e Ilha
press to zoom
Ilha dos Arvoredos
press to zoom
Ilha dos Arvoredos (drone)
press to zoom
1/1

A Ilha dos Arvoredos foi idealizada pelo engenheiro mecânico Fernando Eduardo Lee, um ambientalista visionário, que projetou na década de 1950 uma ilha privativa autossustentável, com 36 mil m² e localizada a 1,6 km da Praia de Pernambuco em Guarujá, litoral de São Paulo.

A ilha possui o propósito de reunir - em um único espaço - tecnologias sustentáveis, preservação de recursos para futuras gerações e um ambiente singular com acesso a história, ciência,  cultura e lazer. Tudo isso aliado a um visual paradisíaco fazem da Ilha dos Arvoredos um lugar único.

Quem somos

Logo Fundação Fernando Eduardo Lee.png

Criada em 1983 por Fernando Eduardo Lee (considerado por muitos o pai da Sustentabilidade no Brasil), a Fundação é detentora da concessão da Ilha e foi idealizada para continuar os projetos neste laboratório a céu aberto em prol da Humanidade.


Atualmente, em parceria com a UNAERP e o INMAR, dão continuidade ao sonho de seu fundador, e ao implantar o projeto Mundo Sustentável, permitirá ao público interagir com esse legado. O projeto é embasado na tese de doutorado da pesquisadora voluntária da Fundação / Unaerp, Profa. Dra. Priscilla Bonini Ribeiro, que criou um modelo de Educação Ambiental usando a ilha para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem, estimulando o protagonismo e a consciência ambiental.

Logo_ Instituto Nova Maré (INMAR)_edited.png

Formalizado em Setembro de 2019 o Instituto Nova Maré – INMAR foi idealizado durante mais de 5 anos por seu presidente fundador Bruno Tacon, com a intenção de criar um movimento de transformação social que usa a ciência como base para fomentar o Desenvolvimento Sustentável através de serviços e projetos Socioambientais, sendo exemplo de governança no terceiro setor. 


Atualmente o INMAR é formado por um grupo de profissionais multidisciplinares, auxiliando na preservação e renaturalização da região da APA Marinha Litoral Centro do Estado de São Paulo, focados no atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, influenciando políticas públicas eficazes e com uma visão ampla e coletiva.

Fernando

Eduardo Lee

Fernando Eduardo Lee nasceu em 19 de agosto de 1903, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, Brasil, filho do norte-americano William Edward Lee e da paulistana Maria Eugênia Araújo Braga. Faleceu aos 91 anos de idade, no dia 14 de agosto de 1994.

Formou-se em Engenharia Mecânica na Lafayette University, na Pennsylvania, no Estados Unidos e foi presidente, diretor-presidente, vice-presidente, representante e membro de várias empresas. 

“A Natureza empolga-me. Na fragrância de suas flores, no bálsamo de seus aromas, no descampado de suas distâncias, na transparente profundidade do azul dos seus mares e dos seus céus, percebo e reconheço a pulsação rítmica, serena e pujante da harmonia universal.”

Fernando Eduardo Lee